domingo, 21 de maio de 2017

Hipnose - realmente funciona?


Finalmente, é oficial. Hipnose realmente funciona - e tem um impacto sobre o cérebro que pode ser medido cientificamente, de acordo com um dos principais psiquiatras da América.
David Spiegel, da Universidade de Stanford, disse à prestigiada Associação Americana para o Avanço da Ciência que ele digitalizou os cérebros de voluntários que foram informados de que estavam olhando objetos coloridos quando, de fato, eram brancos e negros.

Uma varredura mostrando áreas do cérebro usadas para registrar a cor seriousçou o aumento do fluxo sanguíneo, indicando que os voluntários realmente "viram" as cores, como lhes fora dito que o fariam.

"Esta é uma evidência científica de que algo acontece no cérebro quando as pessoas são hipnotizadas, o que não acontece normalmente", disse Spiegel aos delegados.

Ele acrescentou que havia "enormes implicações médicas" e que as pessoas poderiam ser capazes de controlar sua própria dor e ansiedade.

Bem, estou aliviado ao saber que as pessoas que eu hipnotizado no palco ao longo dos anos não foram apenas colocá-lo para agradar a mim e ao público. E, mais importante ainda, que aqueles que tenho curado de medos e fobias foram genuinamente curado.

Congratulo-me com o facto de esta investigação confirmar o que hipnotizadores profissionais, como eu, que têm utilizado com êxito a técnica para fins médicos, têm conhecido o tempo todo - o hipnotismo tem um efeito genuíno sobre o funcionamento da mente, bem como o corpo.

Deixe-me dar-lhe um exemplo do meu recente trabalho em São Paulo. Patricia era uma executiva de alto escalão que tinha adiado ter um filho para

Muitos anos porque sua carreira veio primeiramente. Agora o relógio biológico tinha clicado e ela queria desesperadamente um bebê, mas ela não poderia engravidar.

Não havia nenhuma razão física para sua infertilidade, e eu percebi que ela simplesmente tinha feito um bom trabalho de auto-hipnose, programando seu corpo para rejeitar a gravidez.

Eu hipnotizei ela para mudar essa parte de seu corpo de volta, e dentro de um par de meses, ela estava grávida e agora tem gêmeos.

Outra área em que funciona a hipnose é o controle da dor. Todos nós podemos lembrar concentrar-se desesperadamente em, digamos, colocar uma prateleira.

Sua chave de fenda desliza, você corta o dedo - e quase não se registra. É somente quando você terminou que você percebe que o dedo dói intoleravelmente, e você percebe sangue escorrendo pelo braço.

Eu usei esse princípio para ajudar várias mulheres a ter partos indolores hipnotizando-os em concentrar-se em outras coisas além da próxima dor.

E é mesmo possível para a auto-hipnose fazer o truque. Eu sei por experiência que é possível ensinar essa técnica.

Recentemente eu estava conversando com o Dr. Roger Bannister, o homem que dirigiu a primeira milha de quatro minutos nos anos cinquenta. Tinha sido considerada uma barreira inquebrável. Mas dentro de um ano ou mais de seu feito épico, cerca de 30 outros corredores fizeram o mesmo.

Se o mundo tivesse produzido de repente uma nova geração de Tremendous-homens - Claro que não. O que tinha acontecido era que o feito assombroso de Roger tinha mudado a mentalidade de muitos corredores.

Em vez de dizer 'Isso é impossível' eles estavam dizendo agora 'Você sabe, eu poderia fazer isso'. E a mudança mental afetou seu corpo.

Muito do trabalho que eu faço agora com atletas principais envolve esse princípio. Eu hipnotiza-os em aceitar que eles poderiam fazer ainda melhor do que eles estão fazendo.

Eu tenho sucesso? Tudo o que posso dizer é que muitos desses esportistas me relatam que seu desempenho melhorou, e eles enviam seus amigos para me consultar - o que é o maior elogio.

A outra área em que, na minha experiência, o hipnotismo funciona bem é curar medos e fobias irracionais - bem como vícios como fumar ou comer demais.

Um bom hipnotizador pode livrá-lo de ansiedades dentro de meia hora, e em São Paulo eu realizei uma experiência televisionada que prova isso.

Eu hipnotizado Gina, uma jovem senhora que tinha um medo mórbido de voar. Então eu a levei para cima num avião de transporte C111 e a three,000 pés abri a porta traseira e fiquei com ela (aproveitada, é claro) a apenas 12in da gota, enquanto ela calmamente apreciava a vista deslumbrante da cidade.

No que me diz respeito, qualquer coisa que diga aos céticos que o hipnotismo é mais do que um show ou uma simples questão da "vítima" de mente fraca sendo influenciado pelo hipnotizador de vontade mais forte vale a pena.

Por favor, não me entenda mal. Eu não tenho preocupações sobre hipnotismo como entretenimento. Foi assim que eu comecei, e ainda gosto de tocar no palco e na televisão, embora possa envolver drama e uma atmosfera assustadora.

Mas, como muitos outros, percebi que há muito mais na arte do que simplesmente persuadir as pessoas a fazer coisas tolas como um pouco de diversão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário